PNBL: Fonte da terceira onda de Luz

O Brasil precisa iniciar sua caminhada na Era do Conhecimento. Desfazer da velha lógica e iniciar a da causa do conhecimento. Abrir-se a terceira onda de luz.

Certamente, um caminho desafiante. Não é assim simples se incorporar à saga do conhecimento. Se individualmente, não é qualquer neófito que penetra na senda do conhecimento, o que dirá, fazer uma coletividade caminhar neste processo.

A História da Humanidade chega a sua Era do Conhecimento. Esse é o novo aspecto a ser considerado. A questão está em como entrar neste território. Praticar uma ação dentro dele. As pessoas, as empresas já lutam para se incorporar a esse novo tempo. Mas, quanto a uma nação, a pergunta está no que fazer para levar uma coletividade a essa nova época.

O desafio à nação brasileira está em encontrar caminhos capazes de a levar a Era do Conhecimento. Distinguir alguma estrada a conduzir um comboio coletivo. A novidade desses tempos modernos é que devido ao desenvolvimento das tecnologias TI surgiu um novo processo de transmissão do conhecimento.

O Brasil está com a possibilidade de oferecer uma Educação de Massa Individualizada através do Projeto Nacional de Banda Larga (PNBL). Promover uma educação para a sociedade do conhecimento via tecnologias TI. Falta ter vontade de chutar a bola.

O primeiro front da revolução do conhecimento deve ser o PNBL. Não basta espraiar ensino técnico e universidades. É fundamental haver um Professor Global via rede apoiando as atividades do Professor Local em sala de aula. Esse Professor Global não seria uma pessoa física, mas textos interativos. Por exemplo, oferecer conteúdos interativos de álgebra com os quais o aluno dialogue (faça perguntas e obtenha respostas através de um servidor) sem a participação do professor. Um tipo de tutorial eletrônico.

O início da Era do Conhecimento no Brasil deve acontecer não pela geração de novas teorias e produtos, mas pelo acontecimento de um movimento social de massa promovido pelo conhecimento. Esse deve ser o papel do PNBL. Levar aos lares uma educação interativa de qualidade.

O PNBL pode traduzir em termos políticos claros e digamos populares a inserção do conhecimento. Levar a diferentes camadas sociais e diferentes cidades a oportunidade do conhecimento. A custo baixo, oferecer ao cidadão brasileiro um novo padrão de consciência.

 

Anúncios

Sobre Melk

O autor é doutor em física pela Universidade de Oxford e empresário do conhecimento (www.aprendanet.com.br). Como físico, ao estudar que os fundamentos do universo, os quarks, se apresentam em três cores: se converte num fanático torcedor tricolor.
Esse post foi publicado em 1 - Eleições 2010. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s