Política do Obscurantismo

Chegamos ao terceiro milênio, a aspirada Era de Aquarius. O momento do choque de luzes e trevas. De sapiência entre opostos e complementos.

Evidentemente que somos humanos demais para ficar tecendo comentários sobre o bem e o mal. Preferimos, o que nos torna possível para seguir a História. A História não segue ao acaso. Possuiu uma dinâmica evolutiva e precisamos não perder seu caminho. Assim, podemos dizer que a estrada do milênio está nos oferecendo a Era do Conhecimento.

Esperávamos que as eleições 2010 fossem ter uma discussão sobre o Brasil na Era do Conhecimento. A surpresa é que do século 21 voltamos à Idade Média. Resolvemos nos enrolar num obscurantismo religioso. Trazer para a campanha a questão do aborto e do casamento gay.

A constatação é que as eleições 2010 optam por relações obscuras que impedem o esclarecimento do país. O Brasil se tornou um país de classe média, mas no momento de discutir suas perspectivas, nega-se a pensar. Cai no poço das moralidades.

Resultou que, a discussão sobre a entrada do país na Era do Conhecimento não aconteceu. Também, a questão da dívida impagável do país não floresceu. O que valeu foi o de se posicionar cinicamente sobre o aborto. Os temas Era do Conhecimento e juros foram superados pelo obscurantismo político.

O país mostrou sua face. Na democracia o perfil é o do tema escolhido pela opinião pública na época das eleições. A surpresa é que o debate entre o capital e o trabalho foi superado por um projeto mais conservador. Quanto a Era do Conhecimento parece ainda ser muito confundida com a Era da Informação (iniciada por Gutenberg há 600 anos atrás). As luzes ainda estão fracas. Talvez estejamos na madrugada desse novo momento histórico do conhecimento.

 

Anúncios

Sobre Melk

O autor é doutor em física pela Universidade de Oxford e empresário do conhecimento (www.aprendanet.com.br). Como físico, ao estudar que os fundamentos do universo, os quarks, se apresentam em três cores: se converte num fanático torcedor tricolor.
Esse post foi publicado em 1 - Eleições 2010. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s