Política do Varejo

Embora saibamos estar em plena Era do Conhecimento continuamos associados a uma política de varejo. A propor como temas fundamentais a melhora da alimentação, saúde, transporte, saneamento – enfim todas as coisas do armazém de necessidades de uma sociedade – sejam tratadas como valores próprios. Não. Dependem do fator conhecimento.

Precisamos ir para o andar de cima das discussões. Associar o projeto de nação a terminologia conhecimento. Relembrar os Vedas (conhecimento) da Índia Antiga e postular o conhecimento na origem das coisas. As discussões de varejo embotam.

O crucial modificação dessa Era do Conhecimento está em que o conhecimento antecede ao capital. Ele é o promotor dos acontecimentos. Embora ainda vivamos num sistema capitalista essa antiga lógica ficou inteiramente dependente do conhecimento produzido. O fator real que promove a alimentação, saúde, emprego na história atual são os desenvolvimentos científico-tecnológicos. O capital tornou-se apenas em meio para o conhecimento se providenciar. O capital não é mais um fim.

Destarte, estamos num momento de sair dessa política de varejo. Compreender, que existe uma nova profundidade a ser exaltada. Trocar as mil horas das falas de varejo por uma síntese conhecimentista. Em vez de discutir sobre saúde e ecologia, perguntar quando o Brasil irá penetrar na Era do Conhecimento.

 

Anúncios

Sobre Melk

O autor é doutor em física pela Universidade de Oxford e empresário do conhecimento (www.aprendanet.com.br). Como físico, ao estudar que os fundamentos do universo, os quarks, se apresentam em três cores: se converte num fanático torcedor tricolor.
Esse post foi publicado em 1 - Eleições 2010. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s