Zeitgeist brasileiro: Povão quer conhecimento

As nossas origens com o conhecimento são herméticas. O Livro do Gênesis nos deixa a expressão:

‘De toda árvore do jardim podes comer à vontade. Mas, quando à arvore do conhecimento do que é bom e do que é mau não deves comer dela, porque, no dia em que dela comeres, positivamente morrerás’

(Gênesis 2:16,17).

Parece existir algo traumático na nossa relação inicial com o conhecimento.

Contudo, o homem foi em frente. Hoje a civilização tem no conhecimento a sua base. Tudo se ergue a partir de seu solo numa folha de papel em branco. A sua poderosa magia conseguiu transformar a realidade. Vencer as antigas ameaças a respeito da viagem do conhecimento. Dobrar a superstição.

Chegamos a Era do Conhecimento e o Brasil as eleições 2010. Ouvimos, pacientemente, as vozes dos políticos. Escutamos (tivemos de escutar) sua visão, ora obscurantista, ora de varejo. Sabem (e sabemos) que tudo dito foi superficial. Colocar balinha na boca de criança.

O povo brasileiro quer mais. Os miseráveis ainda encher a pança, mas a nova classe média chegar ao conhecimento de qualidade. Aquele que nos permite, não apenas exercer uma profissão, como ficar de novo em frente ao Livro do Gênesis e refletir.

Esse é o novo espírito da coisa. Dar cidadania as pessoas na Era do Conhecimento. Existe um Zeitgeist que vai além de consumismo: é o de se tocar na profundidade das coisas que nos cercam.

 

Anúncios

Sobre Melk

O autor é doutor em física pela Universidade de Oxford e empresário do conhecimento (www.aprendanet.com.br). Como físico, ao estudar que os fundamentos do universo, os quarks, se apresentam em três cores: se converte num fanático torcedor tricolor.
Esse post foi publicado em 1 - Eleições 2010. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s